Propostas de trabalho

P03 – Apresentação/Keynote


TEMÁTICA
Apresentação, keynote, discurso público.


OBJETIVOS
Saber apresentar projetos em público;
Saber gerir o discurso, o tempo, e a comunicação não-verbal;
Saber produzir e utilizar um keynote e acessórios (protótipos, maquetas, etc.);
Planear a apresentação.


METODOLOGIA
Os discentes deverão apresentar o projeto desenvolvido, numa apresentação em formato keynote com recurso à imagem e texto como elementos fundamentais e que deverão acompanhar o discurso. Poderão ser também utilizados outro tipo de objetos, recomendando-se interação com o público.


O uso do som e imagem em movimento deverá ser obrigatoriamente discutido com o docente.


Duração da apresentação: 5 min + 2 min (tolerância).


Trabalho a realizar mediante os grupos previamente definidos.
PRAZO
Apresentação final: 16/06/2014.

Será publicado neste blogue um horário, sendo que os grupos obrigatoriamente o deverão respeitar.

———

P02 – Ideação e concretização


TEMÁTICA
Ideação, prototipagem, seleção


OBJETIVOS
Usar as conclusões geradas na fase de pesquisa como suporte fundamental na conceção do projeto em causa;


Perceber e aplicar com eficácia diversas metodologias de design nas fases de geração de ideias e concretização do projeto em si;


Usar eficazmente pensamento lateral, divergente e convergente durante o processo de geração de ideias, utilizando diversas ferramentas metodológicas;


Usar eficazmente a prototipagem como ferramenta de resolução;


Saber selecionar projetos e justificar a sua seleção.


METODOLOGIA
Partindo da informação obtida e das conclusões geradas na fase de pesquisa e mediante a concretização dos projetos em causa, cada grupo de trabalho deverá elaborar um mapa conceptual e o respetivo relatório/memória descritiva (limite 1000 palavras) demonstrando o desenvolvimento do projeto tendo em conta os tópicos/assuntos abaixo designados.


  1. Ideação (brainstorming, mindmaps, visual brain dumping, action verbs, concept maps, etc.): 4 hipóteses, no mínimo;
  2. Prototipagem (esboços/esquissos, maquetes): 2 mockups preliminares;
  3. Seleção (maquete final): 1 versão selecionada, apenas.


Ao longo do relatório deverão ser apresentadas as metodologias utilizadas e justificadas as opções/decisões mais relevantes que foram tomadas ao longo do projeto em causa, que de certa forma o definem enquanto projeto de design devidamente ponderado e estudado, sejam estas de índole formal ou assentes na sua exploração conceptual.


Deverá ser dada especial atenção à organização e redação dos suportes, sendo que o relatório deverá obrigatoriamente conter nos anexos o material produzido. Todas as fontes de informação deverão ser obrigatoriamente referenciadas (na secção “Referências”), e as citações diretas deverão estar devida e imediatamente assinaladas.


Trabalho a realizar mediante os grupos previamente definidos.


FORMATO
O mapa conceptual deverá ser impresso em formato A2 e igualmente entregue em formato digital (PDF). A versão impressa deverá ser apresentada na aula.


O relatório deverá ser devidamente paginado e organizado, e entregue em formato digital (PDF).


Numa primeira instância, a proposta de trabalho deverá ser enviada/entregue por email.


PRAZO
Entrega suporte digital: 11/05/2014 até às 23:59;
Entrega impressão em papel e apresentação: 12/05/2014 até às 16:00.

———————————

P01.2 – Dossier de Pesquisa

Deverá ser compilado um dossier de pesquisa tendo em conta os pontos abaixo designados. Deverá ser dada especial atenção à organização do material visual. Todas as fontes de informação deverão obrigatoriamente ser referenciadas, e citações diretas deverão estar devidamente assinaladas.

1. Revisão de literatura (até 700 palavras)
Deverá ser elaborado um documento de análise dos diversos contextos que enquadram a entidade selecionada e que deverá incidir sobre os seguintes parâmetros:
  1. Missão da entidade e contexto histórico e sócio-económico
  2. Retrospetiva histórica da marca (material promocional, informativo, indicativo, oficial, tal como estacionário, uniformes, cartazes, outdoors, anúncios televisivos, slogans, jingles, etc.)
  3. Relação da entidade com a entidades do mesmo tipo/género
  4. Outros parâmetros relevantes.  

2. Questionários/entrevistas
Deverá ser elaborado um questionário e/ou um conjunto de entrevistas que permitam a recolher informação a fim de auxiliar o desenvolvimento desta etapa de pesquisa, sendo que as questões deverão ser ponderadas e o público cuidadosamente definido e selecionado. Estes deverão ser apresentados integralmente, mas as respostas obtidas deverão ser devidamente compiladas e apenas depois deverão ser ponderadas e apresentados resultados e conclusões.

3. Pesquisa etnográfica (até 1000 palavras)
Deverá ser selecionado e aplicado um (no mínimo) método de pesquisa etnográfica enunciado nas aulas, sendo que o contexto da sua prática deverá ser cuidadosamente pensado. Dependendo do método selecionado, o material fotográfico e/ou videográfico deverá ser devidamente compilado e um breve relatório deverá ser redigido.

4. Conclusões (até 500 palavras)
No final, todos os resultados deverão ser triangulados e conclusões gerais deverão ser enunciadas de modo a permitir o trânsito do estudo para a próxima fase.


Trabalho a realizar mediante os grupos previamente definidos.

FORMATO
O trabalho deverá ser apresentado em formato digital (PDF) em A4, devidamente paginado e organizado. Para além do texto e imagens estáticas, o trabalho poderá ser complementado com media dinâmicos como vídeos, animações, etc.. Esse material devidamente organizado poderá constar no CD/DVD, suporte em que a proposta de trabalho deverá ser entregue.

PRAZO DE ENTREGA
Pré-entrega do questionário: 14/03/2014, até às 23:59 horas (enviar por email), em suporte digital, formato PDF.
Entrega final: 24/03/2014, às 16:00 horas (entregue no início da aula), em suporte digital, formato PDF.


————

P01.1 – Design Brief

Deverá ser elaborado um documento (até 700 palavras) que responda ao briefing do projeto selecionado.

O documento a elaborar deverá ter em consideração os parâmetros apresentados na aula, sendo que para isso se propõe o seguinte modelo, que poderá ser adaptado e/ ou expandido:
  1. Perfil do cliente
    1. Posição no mercado (quem é e o que faz)
    2. Situação atual (qual a necessidade do projeto em causa)
  2. Descrição dos objetivos (incluindo os resultados expectáveis)
  3. Limites/fronteiras do projecto
    1. Nomenclaturas, copy, slogans, etc.
    2. Língua(s)
    3. Público-alvo (ocupação, rácio de género, média da idade, nacionalidade ou localização geográfica, lifestyle, etc.)
    4. Timescale (por quanto tempo o projeto estará “exposto”)
    5. Outros
  4. Uso, media, formatos
  5. Preferências do cliente
    1. Palavras-chave que se relacionam com a natureza do cliente
      1. nomes & verbos
      2. adjectivos
      3. cores
      4. etc.
    2. Exemplos prediletos
    3. O que não fazer
  6. Outros

A realizar em grupos de 3 a 4 elementos.

FORMATO
O trabalho deverá ser apresentado em formato digital (PDF) em A4, e enviado por email.

PRAZO DE ENTREGA
22/02/2014, 23:59.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.